terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Passagem rápida pelas ideias de alguns pensadores

Dewey...
Defendia que os alunos deveriam ter a teoria e também a prática. Defendia o lúdico em sala de aula, também atividades que usassem da criatividade dos alunos.
Guardia...
Ele acreditava que o sujeito tinha que querer aprender e a educação tinha que ser voltada aos interesses do aluno.
Freinet...
Via a criança como o centro da educação, também que a criança não deve ficar presa na sala de aula.
Makarenko...
Acreditava no trabalho em grupo. Para ele não importa o que você vai criar, mas o que você vai aprender com isso.
Neill...
Acreditava que cada aluno deveria aprender o que queria
Montessori...
Utilizava os movimentos, a ginástica, a expressão corporal como forma de aprendizagem.
Decroly...
Valorizava mais o trabalho manual. Destacou três etapas da aprendizagem: observação, associação e expressão.
Wallon...
Fala muito a respeito das emoções. Segundo ele, é através das emoções que os alunos expressam suas vontades e por isso elas tem papel importante na aprendizagem.
Stenhouse...
Segundo ele, os alunos devem falar, expor e os professores tentar por em prática.Critica a fragmentação dos conteúdos.

... Relações existentes entre o que eles pensavam...
Ø      Ver o aluno como um todo;
Ø      Autonomia;
Ø      Trabalho em grupos;
Ø      Professor mediador;
Ø      Professor pesquisador;
Ø      Levar o aluno a pensar;
Ø      Professor e aluno aprendendo juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário