terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Aprendizagem Significativa


“A aprendizagem significativa ocorre quando novas informações e conhecimentos podem relacionar-se de uma maneira não arbitrária com aquilo que a pessoa já sabe. É o que na psicologia aprendemos como “zona de desenvolvimento proximal” (Vygotsky).
A revista Nova Escola, de novembro de 2004, publicou uma entrevista com uma professora sobre a aprendizagem significativa, onde ela diz que “quando fazem sentido, os conhecimentos são facilmente aplicados, como se a pessoa tivesse nascido com eles” (Mello, 2004, p.18).
E seguida ela acrescenta, “viver é compartilhar significados, é expressar os sentidos das coisas de tal forma que eles sejam compreendidos pelos outros. Por isso a insistência para que os saberes aprendidos na escola sejam significativos: porque são imprescindíveis. Daí a necessidade da abertura
 do currículo para a experiência e o conhecimento existentes fora do contexto escolar” (ibidem, p.18).
“É necessário, portanto, criar situações de ensino e aprendizagem nas quais a relevância dos conteúdos culturais selecionados no projeto curricular possa interagir e propiciar processos de reconstrução junto com o que já existe nas estruturas cognitivas dos alunos”.
O autor faz um destaque do que Claxton disse em relação ao aprender: a pessoa aprende mais fácil o que quer saber. Por isso acredito que o professor deve estar, também, sempre despertando a curiosidade de seus alunos. “O professor deve cultivar o espírito de curiosidade, preservá-lo de desaparecer pelo abuso, de livrá-lo da fossilização da rotina” (Dewey, 1953, p.36).

Nenhum comentário:

Postar um comentário