domingo, 29 de agosto de 2010

Corpo e Identidade Complexa

    O corpo tem seu significado e sua identidade a partir das construções sociais que se refletem nele. A questão a ser analisada é "ao afirmar o caráter relacional e múltiplo das identidades, sua fluidez e sua inconstância, estamos sugerindo uma abordagem mais complexa" (LOURO, 2000, p.68). Refletindo nesta frase podemos concluir que se a identidade é construida a partir da disposição interna e das influências externas então ela é inacabada, está em constante transformação.
     Somos o reflexo de nossas relações, somos influenciados e influenciamos. Nosso corpo vai adquirindo outras expressões diante do novo. Adquirimos outras identidades em contato com outras culturas, novo conhecimento, novas amizades, novo emprego. A tecnologia, a globalização, colocam o homem em conhexão com outros mundos, novos hábitos, novas possibilidades. O humano já não é um ser linear, acabado, previsível, único, existe nele uma construção de várias identidades, o que o faz ser complexo, aumentando sua capacidade de relação com o outro e assim quebrando barreiras, destruindo linhas demarcatórias e interligando suas relações em uma rede de conexões.
     A diversidade que rodeia o corpo em construção está sempre construindo no sujeito novas percepções que o fazem mudar a todo instante, lhe dando múltiplas faces e lhe tornando um sujeito inacabado, e constante renovações.
"Por todas essas razões, seria pertinente, antes de tudo, indagar sobre os significados que, neste momento e nesta cultura, estão sendo atribuídas a uma dada aparência corporal; seria importante indagar sobre processos históricos e culturais que possibilitam que determinadas caracteríticas se tornassem tão especiais, sobre os processos que permitiram, finalmente que certas características passassem a 'ver mais' do que outras" (LOURO, 2000, p.62).
     Trazendo essa análise para dentro da escola, podemos concluir que uma escola deve estar harmonizada com o seu contexto histórico social e cultural, proporcionando uma pedagogia direcionada a complexidade e descontinuação porque a todo momento novas identidades tomam forma e o corpo adquire novos significados. A escola deve saber acolher e dar conta dessa pluralidade que se faz presente neste momento também inacabado da história.

(Adélia)

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